Hoje apresentaremos a vocês o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN!
![[Início da descrição da imagem] A imagem consiste em um quadrado com plano de fundo branco. Na parte superior, uma faixa horizontal na cor roxo escuro, onde lê-se 'Fique por dentro do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN', seguido de um ícone azul contendo uma pasta e uma lupa, na margem direita. Acima desses elementos, está escrito em letra cursiva de cor cinza ‘Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN’, seguido de dois retângulos nas cores preta e amarela, onde lê-se ‘#explore’ e ‘Repositórios da UFRN’ - posicionados como marcadores de página da faixa azul. Abaixo da faixa azul, apresenta-se a captura da tela do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, o que ocupa todo o resto do quadro. Na parte inferior e centralizado, apresenta-se um retângulo amarelo contendo o site do repositório: periodicos.ufrn.br. [Fim da descrição]](https://biblioteca.musica.ufrn.br/wp-content/uploads/2021/03/Layout_periodicos-eletronicos-1024x1024.jpg)
O Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN é um diretório que reúne periódicos científicos editados no âmbito da instituição, vinculados a cursos de pós-graduação, graduação, centros ou unidades especializadas. Através da plataforma Open Journal Systems (OJS), o Portal oferece acesso livre e irrestrito à informação, ampliando a visibilidade nos contextos nacionais e internacionais desses periódicos.
Para acessar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, clique aqui.
O Portal foi criado em dezembro de 2009, a partir de uma iniciativa conjunta da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), Editora da Universidade (EDUFRN), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) e Departamento de Ciência da Informação (DECIN), através da Resolução 237/09 – CONSEPE, com a finalidade de integrar e disponibilizar eletronicamente o conteúdo dos periódicos científicos editados na UFRN.
Os periódicos já editados em meio eletrônico podem fazer parte do Portal, contando, portanto, com mais um canal de divulgação. Já os que ainda não estão disponíveis em meio eletrônico poderão receber orientações para migrar para o meio digital, atendendo assim as diretrizes da política editorial da UFRN.
Informações extraídas do site da BCZM e do Portal de Periódicos eletrônicos.