NBR 6022:2018 | Estrutura do Artigo – Elementos obrigatórios

Hoje daremos continuidade às especificações de estrutura textual para artigos, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Falaremos um pouco mais sobre a estrutura textual, porém focando nos elementos obrigatórios, ou seja, aqueles que precisam constar no artigo. Por isso, confira a descrição de cada um desses elementos para facilitar ainda mais o entendimento sobre a norma. Confira:

Imagem 1: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. Plano de fundo na cor azul escuro. Em destaque e posicionado à esquerda, lê-se o título “NBR 6022:2018: Informação e documentação - artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação”. Na parte Inferior, “Estrutura do Artigo - Elementos Obrigatórios”. Na margem direita, uma faixa vertical na cor laranja, no qual situa-se, no rodapé, o logotipo da BPJD. Ao seu lado, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen [fim da descrição].
Imagem 2: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. No topo e centralizado em uma caixa de texto, lê-se o título “Título”. Na sequência, lê-se “O título do artigo e o subtítulo, caso haja, devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e no idioma do texto. Opcionalmente, pode-se incluir o título em outro idioma, inserido logo abaixo do título no idioma do texto.” Na sequência, lê-se o título "Autor", seguido do texto "O nome do autor deve ser inserido de forma direta: prenome (abreviado ou não) e sobrenome. Para mais de um autor, os nomes podem ser grafados na mesma linha, separados por vírgula, ou em linhas distintas. Deve constar o currículo sucinto de cada autor, com vinculação corporativa e endereço de contato. Recomenda-se que os dados de vinculação e endereço constem em nota, com sistema de chamada próprio, diferente do sistema adotado para citações no texto.". No rodapé da imagem, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen. [fim da descrição].
Imagem 3: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. No topo e centralizado em uma caixa de texto, lê-se o título “Resumo”. Na sequência, lê-se “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. O resumo deve ser justificado, contendo entre 100 e 250 palavras, iniciando na mesma linha, após a palavra Resumo. Deve ser elaborado conforme ABNT NBR 6028 (Norma de resumo). O resumo em outro idioma, se houver, deve suceder o resumo no idioma do documento.”. Na sequência, lê-se o título "Datas de submissão e aprovação", seguido do texto "As datas devem ser indicadas - dia, mês e ano - de submissão e aprovação do artigo para publicação". No rodapé da imagem, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen. [fim da descrição].
Imagem 4: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. No topo e centralizado em uma caixa de texto, lê-se o título “Introdução”. Na sequência, lê-se “É a parte inicial do artigo na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo, deve ser semelhante a um resumo expandido do trabalho curta e objetiva. O problema de pesquisa deve estar de acordo com os objetivos do texto, ou seja, a contextualização deve ser bem delineada”. Na sequência, lê-se o título "Desenvolvimento", seguido do texto "Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Onde encontra-se o referencial teórico (alinhado ao objetivo central da pesquisa), a metodologia (cada passo da pesquisa e detalhe feito em campo, com a justificativa para cada decisão metodológica), os resultados e a discussão do estudo (que geralmente são publicados numa mesma seção). Divide-se em seções e subseções, conforme a ABNT NBR 6024". No rodapé da imagem, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen. [fim da descrição].
Imagem 5: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. No topo e centralizado em uma caixa de texto, lê-se o título “Considerações finais”. Na sequência, lê-se “Parte final do artigo elaborado pelos autores, ou seja, sem citações. Na qual se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses, dessa forma apresenta uma síntese do trabalho e a importância dele para  campo da pesquisa em questão”. Na sequência, lê-se o título "Referências", seguido do texto "Todos os autores citados no texto devem constar neste item. São elaboradas conforme a ABNT NBR 6023". No rodapé da imagem, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen. [fim da descrição].

Um ótimo início de semana para todos nós! 😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.