NBR 6022:2018 | Tipos de artigo e estrutura geral

Vamos dar continuidade as nossas dicas da ABNT para descomplicar as normas e facilitar a vida de vocês.

Hoje vamos falar um pouquinho da NBR 6022:2018 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Ou seja, essa norma nos dá uma direção de como elaborar e o que deve haver em uma produção de Artigo Científico.

Então, vamos conferir quais tipos de artigo e elementos podem existir em um artigo científico. 📑

Imagem 1: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. Plano de fundo na cor azul escuro. Em destaque e posicionado à esquerda, lê-se o título “NBR 6022:2018: Informação e documentação - artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação”. Na parte Inferior, “Tipos de artigo e estrutura geral”. Na margem direita, uma faixa vertical na cor azul piscina, no qual situa-se, no rodapé, o logotipo da BPJD. Ao seu lado, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen [fim da descrição].
Imagem 2: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. No topo e centralizado em uma caixa de texto, lê-se o título “Artigo científico”. Na sequência, lê-se “O artigo técnico e/ou científico “consiste parte de uma publicação, com autoria declarada de natureza técnica e/ou científica”. É um estudo realizado por autoridades científicas na área em questão, geralmente são submetidos a periódicos especializados para divulgação e disseminação das informações para toda a sociedade científica. Na segunda metade da imagem, dois tópicos com notas explicativas. O primeiro, “Artigo original”, seguido do texto ‘O artigo científico original se caracteriza por ser ‘parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais’”. O segundo tópico, “Artigo de revisão”, é sucedido pelo texto “Já o artigo de revisão consiste em ser ‘parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas’”.  No rodapé da imagem, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen.  [fim da descrição].
Imagem 3: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. No topo, lê-se “A NBR 6022:2018 viabiliza a estrutura geral do artigo científico, com elementos obrigatórios e opcionais, de acordo com a necessidade do pesquisador”. Seguem-se três tópicos, acompanhados de notas explicativas e de retângulos azuis piscina alinhados à margem esquerda do quadro: “Elementos pré textuais: São elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na sua identificação e utilização”; "elementos textuais: Essa é a parte do trabalho na qual é exposta a matéria, onde toda a pesquisa é desenvolvida”; “elementos pós-textuais: esses elementos sucedem e complementam o trabalho/pesquisa desenvolvida”. No rodapé da imagem, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen Linha [fim da descrição].
Imagem 4: [descrição da imagem] Retângulo colorido em formato retrato. Em destaque, uma tabela organizada em duas colunas. A primeira está dividida em três linhas que se desdobram em um número maior de linhas na segunda coluna, apresentando os tópicos referentes a cada categoria de elementos. Coluna 1, linha 1: Elementos pré-textuais (tópicos nas linhas da coluna 2): Título no idioma do documento (obrigatório); Título em outro idioma (opcional); Autor (obrigatório); Resumo no idioma do documento (obrigatório); Resumo em outro idioma (opcional); Datas de submissão e aprovação do artigo (obrigatório); Identificação e disponibilidade (opcional). Coluna 1, linha 2  (tópicos nas linhas da coluna 2): Elementos textuais: Introdução (obrigatório); Desenvolvimento (obrigatório); Considerações finais (obrigatório). Coluna 1, linha 3 (tópicos nas linhas da coluna 2): Referências (obrigatório); Glossário (opcional); Apêndice (opcional); Anexo (opcional); Agradecimentos (opcional). No rodapé da imagem, uma figura que simula uma mão passando a tela touchscreen Linha [fim da descrição].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.